2005/12/06

Você é hipocondríaco?

A hipocondríase é uma doença crónica.
Hoje, no âmbito do serviço público prestado por esse berlogue, enumeramos uma série de critérios que poderão pô-lo na pista desta importante patologia.
  1. Mais de oitenta por cento da sua lista de presentes de Natal é contituída por médicos.
  2. No seu álbum de família tem radiografias no lugar das habituais - e "demodées"... - fotografias.
  3. Está a ponderar dar o nome de "Úrsula" à sua filha, em memória da doença de estômago de que a sua avó sofria.
  4. Acredita piamente que a dor de cabeça que às vezes apresenta pode estar relacionada intimamente com um cancro na unha do pé.
  5. Acredita piamente que, tal como a dor de cabeça, a dor de garganta que de vez em quando o preocupa, associada a tosse e corrimento nasal, pode estar relacionada intimamente com o tal cancro na unha do pé.
  6. Tem emoldurada na parede a sua primeira ecografia.
  7. Pede créditos com juros usurários (leia-se, créditos em sociedades financeiras de aquisição a crédito) para poder comprar aspirinas, paracetamois e toda a panóplia de bens de primeira necessidade desse género a que a sociedade moderna se habituou...
  8. Sabe o que são os síndromes de MacLennan, Sack-Barabas e McCunn-Albright, e nunca estudou medicina. (Mesmo se estudou medicina, há que fazer o diagnóstico diferencial com a marronite crónica)
  9. Insiste com o seu médico para que este, semanalmente, lhe requisite: hemograma, glicémia, função tiroideia, perfil lipídico, vs, função renal e hepática, marcadores tumorais (completos), marcadores de hepatite, hiv1 e 2, tac tóraco-abdomino-pélvico, tac craneo-encefálico, ressonância magnética. (Sub-tipo: hipocondríase masoquista - pede tudo isso e mais a biópsia hepática, biópsia renal, biópsia óssea e mielograma)
  10. O segurança do serviço de urgências do hospital da sua área trata-o pelo seu nome próprio.
Lembre-se: se suspeitar que sofre de hipocondríase, consulte o seu médico... Ou não!!!

Sem comentários: