2005/06/08

Marrating II - A passagem do terror...

Jovem:

Estás acorrentado aos livros há algum tempo?
Lês o Harrison's Principles of Internal Medicine como um taliban lê o Corão?
A tua vida social sofreu fortes restrições, a ponto, provavelmente, de os teus amigos já não te reconhecerem?
A tua família já fala de ti como uma entidade abstracta?
Preferes contar o número de carros que passam na rua a uma boa sessão de marranço?
O teu cão já nem sequer te liga?
Quando te falam, por exemplo, em pistachos, lembras-te logo da Aflatoxina que é responsável por uma mutação no gene p53 e pela génese do carcinoma hepato-celular?
Adormeces a pensar em questões de resposta múltipla, com pormenores do arco-da-velha e com apenas uma alínea certa, que depende da interpretação de algumas "mentes iluminadas", que pode, por um mero acaso, ser coincidente com a tua?
Consideras a hipótese de fazer queixa Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, por te obrigarem a fazer algo que não se faz nem ao pior inimigo?
Ao almoço, ao jantar, a todas as horas do dia, fazes o possível por recordar síndromes com nomes de médicos mortos há muito, muito tempo?
Quando a tua vizinha de 85 anos te diz que tem uma tensão de 22/7 (220/70mmHg em "mediquês") , esforças-te por pensar qual é o raio da valvulopatia que pode desencadear pressões arteriais tão altas?
Pensas 4542 vezes por dia "Possa, com tantos cursos que eu podia escolher, tinha de escolher logo Medicina" ou "Maldita a hora em que eu me licenciei" ou "Será que o tio Belmiro não precisa de um caixa de supermercado que perceba um pouquinho de insuficiência renal crónica?!..."

Então é provável que sofras do Síndrome do Exame de Acesso à Especialidade...

É um síndrome com um prognóstico esquisito: parte dos casos (não decorei a percentagem, não vinha no Harrison's!!!) resolvem após uma data específica. Nos outros portadores desta doença, o mundo pode-se desmoronar sobre a sua própria cabeça no dia a seguir a essa data (que é quando sai a chave de correcção do exame...)

O desfecho do meu síndrome, e do de mais de 700 candidatos, é dia 21 de Junho... Depois de vários adiamentos na data, de muitas paragens, de desânimos, de "vou trabalhar como tarefeiro o resto da vida", de depressões, de tristezas, de lutos, ele está aí... A minha vida está, quase toda, (há que fazer jus a uma merecida excepção! - e sim, és tu que estás a pensar nisso :P) em "banho maria" desde há longos meses...

E, neste momento, ao ver questões que o mesmo júri elaborou no ano passado, e ao saber apenas que nada sei, só me consigo lembrar, perante a indefinição do futuro, de uma frase muito filosófica, que aprendi na extinta feira popular:

"No princípio sentirás o medo. Em seguida será o pânico... Depois, pode ser tarde demais..."

...e também de outra (imaginar a voz do Tim dos Xutos e Pontapés com uns acordes de guitarra eléctrica a seguir...
"AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII Ai a minha vida!!!!!!!!!!!!!!!"

PS: parte destes requisitos aplicam-se à minha pessoa...
PS2: Deve ser por causa daqueles a quem o exame não corre bem que o fazem, aqui em Lisboa, ao pé da Expo... :P Acho melhor aumentarem a vigilância no que toca ao Instituto de Socorros a Náufragos... - Humor negro!!!! Mas hoje dá-me para isso...

Sem comentários: