2005/09/25

Consultório - Turismo sénior

Olá amiguinhos!

Notícia de última hora:
O signatário deste berlogue não foi raptado por extraterrestres.

Surpresos? Não?

Indiferentes? Errr... Pois...

Como bom português, estive de férias em Bebidorme ("Va para fuera ca dientrio") , e fui abordado por vários idosos de uma excursão, com dúvidas pertinentes sobre as férias.
Aqui vão algumas delas, que creio serem do interesse público.


Caro Aisse

Tive uma discussão muito grande com o meu marido.
Ele teima que Santiago de Compostela é para norte de Lisboa, e eu teimo que é para Sul.
Eu já lhe disse : "Se quando eu fui para Santiago passei a ponte sobre o Tejo, como é que tu podes estar certo?
Perante a teimosia dele, ainda lhe disse, utilizando a lógica: "António, olha que levas com o rolo da massa". Mas ele persiste na sua argumentação.
Estou a ficar desesperada. O que hei-de fazer?

Maria Antónia Santos- 62 anos - Rio de Mouro

Cara D. Maria Antónia:

Como está, passou bem? (o nosso consultório, a partir de hoje implementou o protocolo da Optimus de atendimento aos clientes...)

Santiago de Compostela é uma cidade difícil de localizar no mapa. Já em 1435 Dom João da Cruz Quebrada a localizava perto de Marrocos, enquanto outros cronistas, como Dom Pêro Lopes de Andrade a localizavam nas Índias. Pelos vistos, o problema persistiu até aos dias de hoje, mesmo com os modernos Gê Pê Esses. (Não, minha senhora, não são partidos políticos...)

Por isso um conselho: apanhe a A2 para o Algarve e tente encontrar Santiago de Compostela perto de Vila Real de Santo António. Se não conseguir, pode ao menos dizer que foi a banhos para a Ilha de Tavira e aparecer no emprego com um bronzeado de fazer inveja a um africano.
Em último caso, pode sempre utilizar autobronzeador...

No caso de o Sr. António ter razão, pode sempre argumentar que daqui a muitos biliões de anos, quando eu, a senhora e a Humanidade inteira estivermos, à falta de melhor, a fazer tijolo, e houver a inversão dos pólos, Santiago de Compostela ficará para Sul.

Se esta argumentação não funcionar, pode sempre, como quem não quer a coisa, pôr as mãos à cabeça e dizer: "Ahhhh! Estava a confundir com Santiago do Cacém! Cacém, Compostela, é tudo a mesma coisa...", rezando para que o seu marido não se lembre de fazer o mesmo em relação ao Santiago Barnabéu...

Obrigado e disponha sempre.


Caro Aisse Ti

A guia da excursão, para nos animar, punha a tocar na camioneta os melhores êxitos do Nel Monteiro, do Emanuel e da Ágata.
(Se bem que, quando ela dizia "Vou-vos animar", a maior parte das pessoas do sexo masculino, tendo a guia umas certas medidas corporais e uma carinha laroca, não pensava exactamente no Emanuel...)
Acontece que estou muito deprimido. Será que posso utilizar o método da "Pimboterapia" no tratamento da depressão?!

Adérito Fonseca - 72 anos - Loures

Caro Sr. Adérito:

Eu não vim para Bebidorme enquanto médico. Vim disfarçado de funcionário dos correios. Ainda assim, vou responder à sua questão.

A Pimboterapia é um método clinicamente controverso. Os únicos ensaios clínicos, dignos desse nome, de que há registo tiveram lugar numa camioneta com 50 barranquenhos, que foram ver as amendoeiras em flor, bem como uma demonstração de produtos exclusivos promovida pela suposta agência de viagens.

Aquando da aplicação da pimboterapia, os indivíduos desataram a bater palmas desenfreadamente e a cantar uma cantiga de ritmo e melodia completamente diferentes, apesar de a letra, espantosamente, coincidir...

Estão em curso estudos para determinar se tal comportamento resultará da pimboterapia em si ou da demonstração de produtos exclusivos, à qual tem sido atribuido um carácter predisponente à violência...

Esta é, salvo melhor opinião, o meu parecer.

Obrigado e disponha.

Caro Aisse

Ouvi durante a excursão a guia dizer que a cidade de Valência tinha sido toda construída por Santiago Calatrava (mesmo a parte antiga, do século XII!). Estive a ver umas obras dele e o moço tem mesmo jeito para a construção civil! Estou a pensar fazer umas obras na minha cozinha. Será que não o poderia contratar a ele, como bom empreiteiro, em vez do mestre Vitó, que, apesar de ser conhecido do meu marido, bebe que nem uma esponja e mete a unha em cada obra que faz? Como o posso encontrar?

Zulmira Fonseca - 63 anos, Setúbal

Como está, D. Zulmira?

De facto ele tem mesmo jeito! Foi ele que fez a Gare do Oriente, sabia? E, melhor que tudo, até desenha edifícios e casas! Funciona um pouco como o nosso Tomás Taveira, se bem que este último seja conhecido por outras proezas não estritamente relacionadas com a arquitectura...

Mas, dizia eu, Santiago Calatrava é uma pessoa extremamente ocupada. Sabia que ele está a construir todos os postes de electricidade de Espanha? Por exemplo, o poste que se vê na figura foi uma homenagem, feita em 1995, a Hillary Clinton. De notar as proeminências na região superior do poste...



Todavia, se desejar mesmo falar com ele, pode tentar encontrá-lo. Apanhe a A2 em direcção ao Algarve e vá como se fosse para Santiago de Compostela (ver resposta anterior.) Ele costuma parar numa taberna, mas só me lembro que o nome começa por "Méson"... De qualquer forma procure... Não deve haver muitas tabernas cujo nome comece por "Méson" em Espanha...

Se não o conseguir encontrar, peça emprestado o rolo da massa da D. Maria Antónia e dê com ele na cabeça do mestre Vitó até que este baixe os preços. Chama-se a esta prática "Dumping".

Obrigado e disponha sempre!

Caro Aisse Ti

Vou relatar um episódio que se passou comigo.
Estava eu muito bem no casino quando veio o empregado.
Ele perguntou para mim e para duas outras senhoras que lá estavam em que podia ajudar.
Uma delas respondeu "Tia Maria". Ele anotou.
A outra disse "Maria Brizzard". Ele escrevinhou qualquer coisa.
Quando chegou a minha vez, disse o meu nome de baptismo completo: "Natércia da Conceição Pacheco".
Ele disse que não tinha nenhuma bebida com esse nome.

Agora pergunto: É normal o empregado perguntar o nome a toda a gente? Se assim é, eles são mais alcoviteiros que a florista do meu bairro!

Natércia Pacheco, Lisboa

Cara D. Natércia:

Como está? Tudo bem?
O empregado parece estar a cumprir as últimas determinações de segurança.
Na sequência do ataque de 11 de Março, o Ministério da Defesa espanhol ordenou que todos os empregados de bar fossem programados para trazer bebidas a quem desse uma senha.
Essa senha é gerada no momento e é um nome de uma bebida conhecida. O empregado vê o tipo da pessoa e verifica se a senha é ou não válida. Por exemplo, se um tipo estiver bêbedo que nem um cacho e pedir uma garrafa de Whisky, manda a lei espanhola que o empregado rejeite a senha "Whisky", reconhecendo apenas como válida a senha "Agua de las Piedras"...
A sua senha provavelmente estava errada... Pode tentar, por exemplo, "Cachio dé Iuvia"... Ele talvez lhe traga qualquer coisa a martelo servida em garrafões de cinco litros...

Obrigado e disponha sempre.


Caro Aisse Ti

Ouvi falar num "Furacão Rita", lá para os Estados Unidos. É verdade, ou é apenas mais uma invenção dos americanos, como a ida à Lua?
(Se os homens foram à Lua, porque é que hoje não há excursões para lá?!)

António Fonseca, Alcabideche

Caro Sr. António

Quanto às excursões para a Lua, não pode exigir muito! O caminho marítimo para a Índia foi descoberto em 1498 e só há algumas décadas é que há rotas turísticas para lá!!!

Quanto ao furacão Rita, existe aqui mesmo em Portugal, como pode ver pela fotografia!!!

Sem comentários: