2005/04/15

Ao desafio...

Sim, este é mais um post dos muitos que se podem ver por essa "berloggaria" fora...
Desta vez, respondo a um repto* lançado pelo meu caro colega e amigo JC, cujo berlogue é um exemplo cabal do lado humano da prática médica, muito longe do ambiente "branco-asséptico" das batas e enfermarias. Tudo isto, escrito de uma forma muito clara, mas ao mesmo tempo, muito profunda...

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro querias ser?

Hmmm... Ser um livro? Transformar-me num monte de folhas de papel susceptível de ser virado, revirado, folheado, desfolhado, amassado, rasgado, queimado...? Agrada-me a ideia, porque enquanto vivesse, faria rir, chorar, cantar, encantar, amar e reviver uma panóplia de personagens...

Que livro seria? Talvez um livro que fizesse rir! Ou que fizesse pensar... Hesito entre "Lisboa em Camisa" e "O Código Da Vinci"

Já alguma vez ficaste apanhadinho (a) por uma personagem de ficção?

Errr...
Por acaso fiquei... Tinha cerca de 5 anos de idade, e havia um personagem de uns livros para crianças que era o "Luís", e que usava um L grande na camisola. Já não me lembro do que é que ele fazia... Só sei é que andava à traulitada com os meus primos mais velhos... Sabem como são aquelas discussões de crianças: "Eu sou o Luís!" "Não és não, eu é que sou!" E , depois, toma lá que é democrático... (Não havia diplomacia nessas alturas...)

Depois, passei pela fase "Defenders of the Earth". Eu e um grupo de amigos da altura, no sítio de férias, atribuímos nomes de personagens dessa série a nós próprios. Não me lembro dos nomes dos outros, mas sei que na altura, eu era o Mandrake, o mágico... (Um mágico no peito...)

Durante a adolescência, no meio daquela dismorfofobia (pavor pelo próprio corpo) que é típica de muitos adolescentes, achei que tinha algumas semelhanças com o Garfield... (Hairy, Fat, Big Deal...)

Já durante o curso,identificava-me muito com o Dr Carter da série televisiva "ER"... Neste momento, gostava que a minha prática tivesse muito de Patch Adams, personagem personificada pelo Robin Williams, o palhaço da vida real...

Qual o último livro que compraste?

Para mim, foram dois: Jaime Bunda, Agente Secreto, de Pepetela, e Cidade de Deus, de Paulo Lins.

Quanto ao primeiro, quis conhecer o escritor, e no que toca ao segundo, adorei o filme, que me despertou curiosidade suficiente para ler o livro.

Qual o último livro que leste?

Ultimamente não tenho lido muito, devido ao "Marrating"...

O último livro completo que li foi uma das obras do Patch Adams (o palhaço na vida real), escritas em Português do Brasil, mas com uma visão da prática clínica impressionante, no mínimo (obrigado Martinha!)

Antes disso, li o "Código Da Vinci", em dois dias!!! :P Não conseguia parar para fazer qualquer outra coisa... Tomava as refeições com a família porque a família insistia muito... Só me aconteceu isso com o "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago... E até nem me revejo muito na sua forma de escrever... O que não lhe tira mérito nenhum!

"Que livro estás a ler?

Errr... Harrison's, Harrison's, Harrison's...

Estou a tentar ler o Jaime Bunda - Agente Secreto, e, só para contrariar os meus chefes, que não simpatizam nada com ele, o "Sem Receita", de Eduardo Barroso.

O Jaime Bunda é fabuloso! É uma sátira social e política muito bem escrita!
Quanto ao livro de Eduardo Barroso, a crónica é o meu estilo jornalístico favorito. Nele, o autor expõe muitas opiniões que versam o serviço nacional de saúde e a medicina em geral.

Que livros (cinco) levarias para uma ilha deserta?

Pergunta difícil... Sobretudo para quem não tem lido muito fora do estritamente técnico...

Os meus Domingos, de André Brun

(Um livro que encontrei no meio do pó de minha casa. São as crónicas de um dos melhores humoristas portugueses de todos os tempos escritas para o Diário de Notícias. É para rir do início ao fim!)

Lisboa em camisa, de Gervásio Lobato

(Autor do fim do século XIX, que escreve, igualmente de forma hilariante, com uma actualidade surpreendente.)

Parque Jurássico, de Michael Crichton

Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marquez

Onze minutos - Paulo Coelho

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Tenho pena de só poder passar a três pessoas...

À minha priminha , para ver se ela actualiza o blog :P

À Margarida, que foi quem me alertou para o desafio.

À morena e à loira do Grelo Manhoso, porque estou curioso pela resposta :P

PS - O convite estende-se a todas as pessoas que compõem a minha lista de links, claro... (As regras existem para sabermos quando as devemos infringir :P)
PS 2 (*) - O repto foi-me também lançado, ao mesmo tempo, e sem que eu me apercebesse, pela Enfermeira Geraldinha. Um convite que me deixou "Com pinga de sangue..."

Sem comentários: