2005/05/24

Hipocondria

Há duas atitudes que um profissional de saúde pode ter em relação à doença dos seus famliares: ou somos extremamente desleixados ("isso é só uma constipação... toma um anti-histamínico que isso passa"... e o avô tem uma pneumonia...) ou então somos precisamente o inverso ("Corrimento nasal? Dor de garganta? Tosse? Bem, ouve... isso pode ser um tumor laríngeo... é melhor fazeres uma ressonância... Ahhh, e já agora, uma tomografia por emissão de positrões... só por causa das coisas... Olha, e quando é que fizeste a última colonoscopia? Foi SÓ há 3 meses? Então é melhor repetir!!!")
Quando se passa aos próprios profissionais de saúde passa-se exactamente o mesmo: ou estamos a morrer e dizemos que não temos nada... ou então estamos "a morrer" e temos só uma gripezita, daquelas que não matam mas moem.

Isto tudo para dizer que, na sexta-feira, comecei com sintomas: dor de garganta (odinofagia, em mediquês).
Munindo-me de uma lanterna daquelas que dão imenso jeito para tudo, inclusivé para observar gargantas próprias e alheias, olhei a minha orofaringe ao espelho e vislumbrei, numa das amigdalas aquilo que me parecia um ponto séptico... Diagnóstico "brilhante": estou com uma amigdalite pultácea...

Nota do tradutor: os pontos sépticos são aqueles pontinhos brancos que, regra geral, aparecem durante a evolução de uma amigdalite pultácea - ou seja, uma amigdalite bacteriana. Na ausência dos mesmos, podemos dizer que se trata ou de uma amigdalite bacteriana em fase muito inicial, ou de uma amigdalite viral, de tratamento muito mais simples... De referir que há doenças que podem dar placas brancas nas amígdalas - a mononucleose infecciosa é uma delas, e, assim, induzir-nos em erro...

Como ainda não posso prescrever autonomamente medicamentos, dirigi-me ao CATUS do centro de saúde aqui da área. Fui atendido por uma colega um tanto ou quanto mal encarada, que, depois de me ter perguntado o que é que lá tinha ido fazer, me observou, e me disse que, apesar de não ter meios (o CATUS não tem sequer, pasme-se, uma lanterna para observar a orofaringe aos doentes que a ele recorrem), se tratava de uma amigdalite viral. No entanto, lá anuiu a passar-me um antibiótico... que, ainda mal refeito da cara de poucos amigos da colega, comprei e comecei a tomar prontamente.

Ainda no decurso dessa noite, comecei com sintomas gripais... Só depois é que me lembrei que, das duas uma: ou se tratava mesmo de uma amigdalite pultácea em fase inicial, "enxertada" numa constipação ou... de uma constipação, com um ataque de hipocondria... essa doença que afecta uma parte dos profissionais de saúde...

Sem comentários: