2005/05/09

O ovo de pata

Aprendi algo que me devia ter servido de lição, quando tinha seis ou sete anos...
Uma prima minha, a residir numa aldeia, daquelas enterradas nas profundezas do Alentejo, deu-me um ovo de pata.
Eu sempre adorei ovos, de qualquer maneira que fosse, mas tenho uma predilecção especial por ovos mexidos... E um ovo de pata, ainda por cima mexido, era algo que eu nunca tinha provado!
Assim que viemos do Alentejo, a minha mãe perguntou-me:
- Então, queres o ovo mexido?
- Não... Tem de ser numa ocasião especial...
O certo é que os dias foram passando, e eu tinha sempre um motivo para recusar: ora já estava cheio, ora não me apetecia...
Até que um dia, finalmente me resolvi... Era nesse dia!
A minha mãe partiu-o com todo o cuidado para dentro de um prato... e... estava estragado! Tinha apodrecido durante o tempo que tinha demorado a "resolver-me"...
Ontem, dei por mim a pensar em quantos "ovos de pata" se estragaram, depois disso, ao longo da minha vida (mas também da de todos nós), por indecisão, timidez, medo ou mero laxismo...

(Apeteceu-me partilhar isto convosco...)

Sem comentários: